Exercícios para melhorar a função do maxilar

Existem vários tipos de exercícios que podem ajudar a controlar / melhorar a sua dor, bem como a melhorar a mobilidade da mandíbula.

Existem vários tipos de exercícios que podem ajudar a controlar / melhorar a sua dor, bem como a melhorar a mobilidade da mandíbula. Não faça nenhum exercício que piore os seus sintomas.

1

Exercícios de abertura mandibular: O alongamento suave dos músculos da mandíbula pode ajudar a aliviar a tensão e melhorar a amplitude de movimento. Tente abrir a boca o máximo que puder sem dor e, em seguida, feche-a lentamente. Repita várias vezes.

2

Exercícios de fortalecimento da mandíbula em abertura: O fortalecimento dos músculos da mandíbula pode ajudar a melhorar a estabilidade e reduzir a dor. Tente colocar o polegar sob o queixo e pressionar para cima enquanto resiste à pressão com os músculos da mandíbula. Faça também para os lados (Figuras 1 e 2).

3

Exercícios de mobilidade da mandíbula: abra ligeiramente (de modo a que o dentes não se toquem) e mova a sua mandibula para a esquerda e direita (assim como para a frente e trás numa segunda fase) (Figura 3).

4

Alongamentos do pescoço: os músculos tensos do pescoço podem causar tensão na mandíbula e exacerbar os sintomas de DTM. Tente esticar suavemente o pescoço inclinando a cabeça para os lados e alongando por alguns segundos, depois repita fletindo o pescoço para a frente. Outro exemplo poderá ser, o alongamento dos músculos posteriores do pescoço como indicado da Figura 4.

5

Rotação dos ombros: a tensão dos ombros e músculos das omoplatas também pode exacerbar os sintomas de DTM. Rode os ombros para frente e para trás em movimentos circulares várias vezes (Figura 5).

6

Exercícios com a língua: A língua está conectada aos músculos da mandíbula: os exercícios com a língua podem ajudar a aliviar os sintomas de DTM. Tente tocar com a ponta da língua no céu da boca, abrir até meio e mantenha por alguns segundos, depois feche levemente. Repita várias vezes (Figura 6).

7

Automassagem: os músculos da mandíbula são de fácil palpação, e o seu relaxamento pode ajudar a aliviar dores e melhorar a mobilidade. Com as pontas dos dedos, palpe firmemente a região lateral da mandíbula, tentando encontrar zonas mais sensíveis. De seguida faça círculos sem deixar que os dedos façam fricção na pele (pode levantar os dedos para fazer em diferentes zonas). Repita o procedimento na região lateral da cabeça (têmporas) e nuca. Nas figuras 7, 8, 9 e 10 encontra  variações e alternativas de automassagem.

É importante observar que estes exercícios e medidas de autocuidado podem não funcionar para todos, e é importante consultar um profissional de saúde para determinar o melhor plano de tratamento para o seu caso específico de DTM. 

Se algum destes exercícios aumentar a sua dor não insista e consulte um profissional.

Partilhar:

Facebook
X
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Threads
Email